Domingo, 07 de Março de 2021 20:29
Blog POLÍTICA | AMAPÁ

O possível fim de um poder absoluto

Direto da Coluna Política em Foco, com Profº Max Santos. A pergunta que fica, quem será seu sucessor? Será que irão eleger alguém indicado pelo todo poderoso? Ou vão na contramão como foi pra prefeitura de Macapá?

26/01/2021 18h04
947
Por: Profº Max Santos
O possível fim de um poder absoluto

Caiu como uma BOMBA a decisão de hoje 26/01/2021 para o todo poderoso presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) KAKÁ BARBOSA. O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, decidiu na tarde dessa segunda-feira (26.01.2021), que estão proibidas reeleições sucessivas na mesa diretora da Assembleia Legislativa de Roraima. Com isso, abre prerrogativa para as demais Assembleias Legislativas do Brasil. KAKÁ BARBOSA, já ensaiava uma possível recondução ao cargo de presidente para os biênios 2021/2022 da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).

 

SOBRE A DECISÃO DE MORAES

Na decisão Moraes cita “A ADI 6524, clara e diretamente, demonstrou a evolução jurisprudencial da CORTE, com a existência de uma forte maioria no sentido de vedar-se reeleições sucessivas para os mesmos cargos nas mesas diretoras dos órgãos legislativos, inclusive estaduais e distritais, afastando-se, portanto, os precedentes anteriores”.

Em 2019, KAKÁ BARBOSA foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) para o biênio 2019-2020, pois o mesmo já era presidente da “casa” em anos anteriores. Ele teve apoio de 20 dos 24 deputados estaduais.

O atual presidente é envolvido em diversas polêmicas, porém sua gestão foi marcada pelo maior concurso público da história daquela casa de leis.

Cabe agora o poder legislativo estadual fazer uma avaliação para a escolha do seu possível sucessor e a população como sempre, exigente, avaliar esses últimos dois anos que restam para os nobres deputados e em 2022 verificar a possível recondução de uns e decretar a sentença de outros.

A pergunta que fica, quem será seu sucessor? Será que irão eleger alguém indicado pelo todo poderoso? Ou vão na contramão como foi pra prefeitura de Macapá?

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Política em Foco
Sobre Política em Foco
Tudo sobre os bastidores da política Amapaense e do Brasil, com o Professor Max Santos
Macapá - AP
Atualizado às 20h11 - Fonte: Climatempo
25°
Céu encoberto

Mín. 23° Máx. 30°

25° Sensação
13 km/h Vento
100% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (09/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva