Sexta, 05 de Março de 2021 01:36
Saúde Amapá, Saúde

Governador Waldez inaugura espaço para apoio psicológico a pacientes internados no HU

No espaço é ofertado tratamento terapêutico para prevenir e melhorar as condições psicológicas dos pacientes e profissionais

09/02/2021 16h11
80
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal Governo do Amapá
Governador Waldez inaugura espaço para apoio psicológico a pacientes internados no HU

Um espaço acolhedor com terapia psicológica e fisioterapia. É assim a Sala de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (PICS) Marlúcia Gomes Gonçalves Roza. Na tarde desta segunda-feira, 8, o governador do Amapá, Waldez Góes, inaugurou o novo espaço no Centro Covid no Hospital Universitário, destinado ao atendimento dos pacientes internados com covid-19.

No espaço é ofertado tratamento terapêutico para prevenir e melhorar as condições psicológicas dos pacientes e profissionais. Eles participam de atividades com pinturas, jogos, roda de conversa, musicoterapia, fisioterapia, cinemoterapia, entre outros trabalhos desenvolvidos pela equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros e fonoaudiólogos.

Na ocasião, o governador Waldez Góes ressaltou a importância de espaços acolhedores e que auxiliem na recuperação dos pacientes.

“Estamos entregando mais um espaço de combate ao coronavírus, em especial, de atenção ao paciente que necessita desse acolhimento, pois fica longe da família enquanto está internado”, observou Góes.

A ideia surgiu quando um grupo de profissionais percebeu que os pacientes estavam desenvolvendo crises de ansiedade e depressão.

“Observamos que os pacientes estavam muito ansiosos pelo período longe do convívio familiar, então montamos essa sala com atividades para diminuir o tempo ocioso e auxiliar na recuperação dos pacientes”, explicou a psicóloga Sabla Mikaelly.

Homenagem

O nome da sala é uma homenagem in memoriam à Marlúcia Gomes Gonçalves Roza, paciente que esteve internada no HU e faleceu por complicações decorrente da covid-19. Para Marcelo Ignácio Roza, esposo da homenageada, esse acompanhamento é uma forma de amenizar a ausência física da família que não pode estar com o paciente.

“Agradeço em nome da minha esposa Lucinha, que esteve internada aqui e sempre gostou muito de artes. Ela fazia crochê. Essa iniciativa de criar ambientes como este, com a arte presente, é extremamente importante para as pessoas que estão aqui,” disse Roza.

O projeto contou com o apoio do deputado estadual Jesus Pontes, que doou equipamentos e materiais para o funcionamento da sala.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP
Atualizado às 01h36 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 32°

28° Sensação
4 km/h Vento
94% Umidade do ar
80% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (06/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.