Domingo, 07 de Março de 2021 17:18
Educação Amapá, Educação

Governo do Amapá reforça prevenção à gravidez na adolescência

Estado promoveu diálogo para conscientizar adolescentes sobre as consequências que uma gestação nesta fase pode trazer

09/02/2021 16h20
71
Por: Dinael Monteiro Fonte: Portal Governo do Amapá
Governo do Amapá reforça prevenção à gravidez na adolescência

"Adolescência primeiro, gravidez depois", este foi o tema abordado durante a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, realizada pelo Governo do Amapá. A ideia é chamar a atenção sobre as consequências que uma gestação pode trazer para jovens e adolescentes. A ação foi direcionada para bolsistas do Programa Amapá Jovem, que têm de 15 a 29 anos de idade. 

A programação incluiu rodadas de conversa entre profissionais da área da saúde e bolsistas do programa Amapá Jovem nos municípios de Macapá, Santana e Mazagão. Houve, ainda, uma live no canal do YouTube e perfil do Facebook da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv).

Os encontros seguiram todos os protocolos de prevenção à covid-19 e contaram com a presença de psicólogos, enfermeiros e pedagógos. Os profissionais puderam esclarecer dúvidas dos adolescentes sobre o tema e a importância de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que ajudam a reduzir a incidência da gravidez na adolescência.

Paralelo à roda de conversas, foram disponibilizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, com o apoio dos profissionais da Prefeitura de Macapá.

“Somos o país da América Látina com maior índice de gravidez na adolescência, um problema muito sério.  Prevenir essa situação exige que nós sejamos integrados, porque nosso público está em todos os setores: na educação, na saúde, na justiça e na inclusão social”, destacou a psicóloga da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), Assunção Lima.

A coordenadora estadual do programa, Samylla Ramos, explica a importância desta campanha para reforçar em meninos e meninas os conhecimentos sobre prevenção da gravidez nesta fase da vida.

“Todos devem estar cientes de suas responsabilidades se ocorrer uma gravidez precoce e como evitá-la, mas também os cuidados que devem ter para evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis. O programa disponibiliza a esses jovens toda ajuda e acompanhamentos necessários”, explica Samylla.

A adolescente Estefani Lobo explica que o diálogo com profissionais permitiu o esclarecimento de dúvidas que, muitas vezes, os jovens não têm como sanar em outras situações. 

“Muitos adolescentes não têm esse tipo de informação em suas casas, onde os assuntos são considerados um tabu entre seus familiares. Foi muito proveitoso”, comentou a menina.

A live que encerrou a programação teve mais de seis mil visualizações e também contou com apoio da Semsa e acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) para promover debate sobre o tema em discussão.  Foi possível esclarecer dúvidas e adquirir conhecimentos não só sobre como se prevenir de uma gravidez, mas como também a evitar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's).

O evento aconteceu de 5 a 8 de fevereiro e foi coordenado pelas Secretarias de Estado da Saúde (Sesa), Juventude (Sejuv) e Educação (Seed)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP
Atualizado às 17h06 - Fonte: Climatempo
25°
Chuva

Mín. 23° Máx. 30°

25° Sensação
31 km/h Vento
94% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (09/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva