Sexta, 05 de Março de 2021 00:21
Saúde Coronavírus

Com 100 mortes por coronavírus, Santana intensifica fiscalizações e vacina prioritários

O mais recente óbito foi um homem de 24 anos de idade, com quadro de obesidade e diabetes, falecido no último dia 6 de janeiro

17/02/2021 09h34 Atualizada há 2 semanas
107
Por: Emanoel Jordânio Fonte: Blog Santana do Amapá
Com 100 mortes por coronavírus, Santana intensifica fiscalizações e vacina prioritários

Santana chega a triste marca de 100 mortes nesta terça-feira de Carnaval (16), em decorrência do coronavírus (Covid-19). Em nova atualização dos casos foram confirmados mais 43 infectados nas últimas 24 horas, elevando para 17.488 contaminados pela doença na cidade. 

O mais recente óbito foi um homem de 24 anos de idade, com quadro de obesidade e diabetes, falecido no último dia 6 de janeiro. Seu óbito estava sob investigação epidemiológica, sendo agora oficializado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), através do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL/AP) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que auxiliam o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) – dispositivo criado pelo Governo do Amapá para gerenciar a crise de COVID-19 no estado. 

Ainda de acordo com o boletim, 7.451 pessoas estão recuperadas pela doença, enquanto que outros 142 casos estão sob suspeita, aguardando resultados mais concretos. 

Com pouco mais de 123 mil habitantes (IBGE 2020), a cidade de Santana tem sido bastante informada sobre as medidas que vem sendo constantemente tomadas pelas autoridades locais em relação à prevenção dessa doença. 

Desde que os primeiros casos foram confirmados – em abril do ano passado – decretos municipais vem sendo periodicamente baixados para manterem o controle diante dos inúmeros casos que são registrados, e assim também garantir a proteção da saúde pública.

Eventos de grande proporção continuam suspensos na cidade, evitando que ocorram aglomerações, como também intensas fiscalizações por parte das autoridades sanitárias para averiguar o cumprimento dos decretos que cobram o uso de máscaras e álcool em gel em locais com fluxo médio de pessoas no ambiente, como comércios e supermercados.

Em paralelo com tais ações, a Prefeitura de Santana também vem realizando campanha inicial de vacinação após a chegada das primeiras duas remessas de doses para combater a doença.

Além dos profissionais de saúde que estão nessa linha de frente em combate à doença (que inclui técnicos e enfermeiros), vieram também as pessoas da terceira idade, começando para aqueles que estão acima de 90 anos e agora convidando as pessoas com mais de 85 anos para se vacinarem.

A campanha para tal idade continuará, até que mais de 70% das pessoas dessa faixa etária possa ser imunizado, seguindo assim o cronograma de outras faixas etárias.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP
Atualizado às 00h15 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 32°

28° Sensação
4 km/h Vento
94% Umidade do ar
80% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (06/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.