Domingo, 07 de Março de 2021 20:36
Saúde Brasil, Saúde

O uso da voz no cotidiano dos professores

Entenda como o mau uso da oratória pode acarretar em lesões nas cordas vocais

17/02/2021 09h56
84
Por: Dinael Monteiro
O uso da voz no cotidiano dos professores

No decorrer da nossa vida, todos passamos por um agente comum que nos molda. Não só para nos tornar bons profissionais, os professores são pessoas que passam pelas nossas vidas para ensinar bons costumes, mediar o conhecimento e estimular a autoaprendizagem.

Diferentemente da maioria dos profissionais, os professores, com raras exceções, não cuidam diariamente das interferências que sofrem no trabalho. Por usarem muito a voz no cotidiano, as pessoas que lecionam podem acabar por ter problemas de saúde nas cordas vocais. “Na hora da aula, os professores, principalmente os da Educação Básica – Educação Infantil até o Ensino Médio –, por não terem formação adequada de como se portar diante dos alunos quanto ao uso da voz, tendem a falar excessivamente, o que pode provocar lesões na garganta”, explica Sirley Machado Maciel, especialista em oratória e referência nacional na área. Para se ter uma ideia, num estudo realizado por pesquisadores do curso de Medicina da Universidade de Taubaté, os ruídos em sala de aula variaram de 66 (equivalente a um aspirador de pó) a 93 decibéis (equivalente a uma furadeira).

Esses profissionais, apesar de muito importantes na nossa formação acadêmica e pessoal, por vezes, são desmerecidos de atenção e cuidado. “A discussão da manutenção do cuidado com os professores vem sendo sempre discutida no viés do salário, mas não é só essa área que conta. A saúde física e mental deles é tão ou mais importantes que outras preocupações, mas são esquecidas e deixadas de fora da pauta” afirma ainda.

Ser professor e ministrar a transferência de conhecimento não é uma tarefa fácil. Além de todas as dificuldades encontradas entre manter o aluno interessado e demonstrar a aprendizagem como uma coisa divertida, os professores, aqui no nosso país, encontram outros problemas, principalmente relacionados com a formação para os desafios diários da profissão. Por isso, cuidar do voz e da saúde de cada profissional, é muito importante não só para que ele seja acima de tudo preservado, mas também para uma tranferência de conhecimentos eficaz. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Macapá - AP
Atualizado às 20h32 - Fonte: Climatempo
25°
Céu encoberto

Mín. 23° Máx. 30°

25° Sensação
13 km/h Vento
100% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (09/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva